sábado, 26 de junho de 2010

Mudança no Mapa


Com o Chile confirmando sua classificação (foto), o mapa da Copa acabou definido com a pior participação européia desde que o mundial tem oitavas de final. A partir de 1986, sempre tivemos 10 seleções européias entre os 16 melhores, com a única exceção em 2002, quando 9 seleções do Velho Continente chegaram lá. Desta vez, serão só 7, um recorde negativo.
O destaque positivo é para o continente americano, com inéditos 5 classificados da América do Sul (o máximo, até então, havia sido 4), além do México e dos Estados Unidos. Os africanos mantiveram a tradição de sempre ter um (e sempre apenas um) representante nas oitavas, enquanto os asiáticos também igualaram seu recorde de 2002 ao colocar Japão e Coréia do Sul no mata-mata – só que desta vez eles não estavam jogando em casa.
Já escrevo sabendo que o Uruguai está nas quartas, mas mesmo antes já imaginava nossos vizinhos com caminho aberto até a semi – eles agora pegarão Gana ou Estados Unidos na próxima fase. Quando chegarem lá, devem encarar Brasil ou Holanda.
Do outro lado da chave, Argentina, Alemanha e Inglaterra ficaram no mesmo bloco, enquanto Espanha e Portugal fazem o duelo que deve estabelecer um semifinalista, já que Paraguai e Japão, que fazem a outra disputa das oitavas, devem parar mesmo nas quartas.
Embora pouco provável, a Copa 2010 pode ter uma fase semifinal totalmente sulamericana.

Nenhum comentário: