segunda-feira, 16 de novembro de 2009

BC Classic 2009 - Depois


A BC Classic deste ano já entrou para a história. Zenyatta manteve sua invencibilidade (14 vitórias!) e se tornou a primeira fêmea a ganhar a Classic. Deve ser eleita, com toda justiça, horse of the year, um prêmio a seus proprietários, que decidiram tentar fazer história, ao invés de ganhar com facilidade a Ladies Classic, no dia anterior.
Desta vez, Mike Smith foi perfeito no dorso da craque. Sabendo que não poderia dar para os machos as mesmas vantagens que concede no percurso contra as fêmeas, correu sempre por dentro até a entrada da reta, quando deixou Zenyatta vir para a linha 5. Toda grande conquista tem um pouco de sorte, e a invicta teve a felicidade de achar terreno livre para abrir, já que o páreo se dividiu em dois blocos, com cinco cavalos a sua frente, brigando pela vitória, e os demais abandonando o páreo atrás dela. Mais ainda, Twice Over, que estava por fora dela, fez correr antes, permitindo que Smith tirasse a craque ainda mais por fora e iniciasse sua avassaladora atropelada.
Zenyatta ganhou por um corpo, dando a nítida impressão que corre sempre o suficiente para vencer, seja qual for a turma. Em segundo, chegou Gio Ponti, em excelente atuação. Twice Over foi ótimo terceiro, e Summer Bird igualmente chegou bem em quarto. Colonel John fechou o marcador. Decepção total foi a corrida de Rip Van Winkle, que figurou em segundo apenas até a última curva. Ao contrário da ganhadora, que parecia um lutador de vale tudo pronto para entrar no octágono, o europeu não mostrava estar no seu melhor estado, quando focalizado no paddock.
Quem estava em Oak Tree conta que Goldikova, após sua vitória consagradora na BC Mile, estava terrivelmente desgastada no retorno à cocheira. Ao final da última corrida de sua campanha, Zenyatta parecia que nem havia corrido, caminhando tranqüilamente de orelhas em pé, sabedora de que havia feito a sua parte.

Nenhum comentário: