sábado, 15 de dezembro de 2007

O Pellegrini


Hoje é dia do Grande Prêmio Carlos Pellegrini, principal prova do turfe sul-americano, que movimentará Buenos Aires no fim da tarde de hoje (19:30, pelo horário local, ainda é dia na Argentina). Todas as análises apontam uma disputa muito equilibrada, com pelo menos seis cavalos argentinos com muita chance, além da presença forte dos representantes do turfe peruano, Al Kadir e Dushanbe, tidos como craques em seu país. O Brasil torce pelos potros que venceram as três provas da Tríplice Coroa paulista. Meu Rei, ganhador dos GPs Ipiranga e Jockey Club de São Paulo, primeira e segunda provas, fracassou no Derby Paulista, quando largou mal e acabou chegando afastado. Acredito que a raia pesada tenha sido, mais do que o prejuízo na largada, o fator principal para sua fraca performance, já que suas principais vitórias haviam sido na grama leve, correndo desferrado. Será montado por Altair Domingos, um bom acréscimo às suas chances. Mr. Universo (na foto), montaria do “fantasma” João Moreira, vem de ganhar o Derby Paulista, principal prova da sua geração até o momento, além de excelente segundo no GP Jockey Club de São Paulo, quando chegou a dominar Meu Rei, mas acabou sofrendo o “repique”.
Difícil fazer uma previsão sobre as chances dos brasileiros. Nos últimos anos, vários potros de boa participação no Derby tentaram a sorte no Pellegrini, com bons (Beautiful Dancer, Ballxiza) e maus (Core Business) resultados. As últimas vitórias brasileiras na prova máxima do turfe argentino vieram através de cavalos mais velhos, Much Better e Gorylla. Portanto, qualquer resultado dos nossos dois representantes não será surpresa.
Na prova de velocidade, o GP Felix de Alzaga Unzue, a presença da brasileira Eletro Nuclear. Nesta, não acredito, já que a distância que separa os melhores velocistas argentinos dos brasileiros ainda é grande. Craques imbatíveis no Brasil, como Clausen Export, foram lá e perderam. Como a Eletro Nuclear ainda não demonstrou ser “máquina”, acredito que não deva figurar.

Nenhum comentário: