quarta-feira, 17 de junho de 2009

Royal Ascot - Dia 1

Como já foi dito aqui, começou ontem o meeting de Royal Ascot, o mais importante do turfe europeu. Há, claro, a semana do Arco do Triunfo em Longchamp, igualmente com importantes disputas de grupo 1, mas Ascot, além da indiscutível qualidade, tem uma quantidade impressionante de clássicos. São 17 provas de grupo, 7 delas de grupo 1, que tentarei comentar. Hoje, a principal carreira era o Prince Of Wales Stakes, em 2000 metros, cujo resultado já sei (venceu Vision D´Etat), mas ainda não consegui assistir.
Ontem, a festa abriu com o Queen Anne Stakes, um milha para produtos de 4 anos e mais idade. Já comentei o retumbante fracasso da parelha da Godolphin, Gladiatorus e Alexandros. Falo de novo no mesmo assunto para destacar a bela vitória de Paco Boy, que até então gerava dúvidas sobre sua capacidade de chegar à milha. Ele acabou com qualquer incerteza, corrido na expectativa para dominar com facilidade nos últimos 250 metros. Quando seu jóquei fez correr, ele “largou dali”, como mostra o vídeo abaixo.
A seguir, tivemos o King´s Stand Stakes, em 1000. Pela quarta vez em oito anos, vitória de um australiano. Scenic Blast, eleito favorito, confirmou sem grandes sustos.
Na outra prova de grupo 1, o St. James Palace Stakes, uma milha para produtos de 3 anos, emocionante vitória de Mastercraftsman, em disputado final contra Delegator. O ganhador chega a sua sexta vitória em oito saídas, a quarta de grupo 1. Mostrou a valentia dos craques por parecia que seria dominado, mas na tocada de Aidan O´Brien, voltou por dentro a livrar pescoço.
Amanhã, a festa continua com a Ascot Gold Cup, em longos 4000 metros. Na sexta, o Coronation Stakes, equivalente feminino do St. James Palace. No sábado, a festa termina com o Golden Jubilee Stakes, em 1200.

Nenhum comentário: