quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

A Copa do Brasil


Começou ontem, com 15 jogos e nenhuma grande surpresa, a Copa do Brasil. Para quem ainda não viu a tabela, vou tentar antecipar os cruzamentos das oitavas – duas fases adiante – porque até lá, os favoritos devem seguir sem muito susto, com uma ou outra exceção. Para ficar mais claro, vou dividir a tabela em “blocos”:
Bloco 1 – O Corinthians já está na segunda fase, onde pega Fortaleza ou América de Sergipe, devendo chegar com facilidade nas oitavas. Lá, o provável adversário será o Goiás, que ainda não estreou, mas deve passar pelo Cacerense-MT e pegar, na segunda fase, Fast-AM ou Santa Cruz, confronto que ficou difícil, já que os amazonenses ganharam em casa por 3x1.
Bloco 2 – O Grêmio vai chegar à segunda fase, provavelmente contra o Atlético Goianiense (empatou fora por 0x0), devendo superar o campeão goiano. Nas oitavas, Coritiba ou São Caetano – ambos começaram o ano derrapando, fica difícil apostar em qual será o adversário do tricolor.
Bloco 3 – O Botafogo, que ainda não estreou, é o franco favorito contra o Rio Branco-AC, e depois, Jaguaré-ES ou River-PI – nenhum dos quatro estreou ainda. Nas oitavas, pega o vencedor de Portuguesa (empatou em 1x1, fora) ou Volta Redonda, que já venceu por 2x0 e “matou” o segundo jogo contra o Roma-PR – leve favoritismo para a Lusa, que ainda não mostrou nada no Paulistão.
Bloco 4 – Tudo se desenha para um Atlético-MG x Náutico nas oitavas. Os mineiros estréiam contra o Palmas-TO, e depois enfrentam Guará-DF ou Nacional-AM. Os pernambucanos começam contra o Roraima, e depois cruzam com Coruripe-AL ou Juventus-SP. Neste bloco, ninguém estreou.
Bloco 5 – Caminho razoavelmente tranqüilo para o Palmeiras contra Cene-MS, depois uma possível “fumaceira” contra Central-PE ou Remo-PA, mas com favoritismo destacado para o time do Luxa. Seu adversário nas oitavas sai do conjunto Imperatriz-MA x Sport ou Ulbra-RS x Brasiliense, talvez o resultado mais difícil de prever entre os 16 que estarão na terceira fase.
Bloco 6 – O Inter deve passar fácil pelo Nacional-PB, pegando depois o ganhador de Chapecoense x Guarani de Campinas – os catarinenses abririam boa vantagem de 3x1 em casa. Deve cruzar, nas oitavas, com o Vitória da Bahia, que já eliminou o Souza-PB no primeiro jogo (4x1), e deve passar pelo Paraná, que sofreu para empatar com o Trem-AP, mas deve se impor em casa e chegar à segunda fase contra os baianos.
Bloco 7 – Este é um bloco em que o favorito pode se complicar, pelo que vem jogando. O Vasco, que usou os reservas para ganhar do Itabaiana-SE fora (1x0), pega Democrata-MG ou Bragantino na segunda fase – chance de zebra. Passando, deve pegar Bahia ou Criciúma, que enfrentam, respectivamente, Icasa-CE e Baraúnas-RN (contra este, os catarinenses empataram ontem por 2x2, fora).
Bloco 8 – Caminho tranqüilo para o Atlético-PR, primeiro contra o Corinthians-AL, depois, provavelmente, contra o conterrâneo Paranavaí, que ganhou a primeira do Águia Negra-MS, fora, por 4x3. O líder do paranaense pegaria, então, um adversário favorável nas oitavas, ou Juventude (empatou fora, ontem, por 0x0), que vem mal no Gauchão, ou o ganhador de Madureira e ABC de Natal. Como já falei aqui anteriormente, o Atlético Paranaense tem tudo a seu favor para estar nas quartas.
Em resumo, então, as oitavas devem ser:
Corinthians x Goiás
Grêmio x Coritiba ou São Caetano
Botafogo x Portuguesa ou Volta Redonda
Atlético-MG x Náutico
Botafogo x Sport ou Ulbra-RS ou Brasiliense
Inter x Vitória-BA
Vasco x Bahia ou Criciúma
Atlético-PR x Juventude ou Madureira ou ABC-RN

Nenhum comentário: