segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Novas Promessas


Sete páreos da nova geração, seis deles com status de Prova Especial, e algumas exibições de categoria. No sábado, a maior do fim de semana, na Prova Especial Odyr do Couto, corrida na Gávea. Ganhou muito fácil um potro que eu nem percebi inscrito, Seu Nicão (na foto acima), um filho do sempre útil Notation na excelente velocista Cacique Bar, uns dos primeiros animais brasileiros a tentar a sorte em Dubai (correu a Golden Shaheen) saindo diretamente daqui para lá. Seu Nicão, propriedade do Stud Meio-Século, largou aligeirado, livrou dois corpos na ponta e quando entrou na reta “saiu tirando”, derrotando seus rivais por mais de 10 corpos. Marcou 66´21 para os 1100 areia, boa marca para um estréia na Gávea.
Antes, também na Gávea, a Prova Especial Cidade de Teresópolis ficou reduzida a 4 potrancas, e apresentou uma vitória de ponta a ponta de Dearest Nativity, uma filha de Forever Buck reservada pelo seu criador, o Stud Capitão. A pedra falou, pois a ganhadora abriu pouco apostada e fechou pagando 3,50. O tempo, bem inferior ao dos machos, 67´49. A curiosidade é que Forever Buck foi um dos bons filhos de Spend A Buck nas pistas brasileiras, tendo obtido três vitórias clássicas – Grupo 1, Grupo 3 e Listed. Mesmo com filiação e campanha, teve poucas oportunidades na reprodução, já estando na terceira geração e tendo produzido, nas duas anteriores, apenas 5 filhos, com os quatro que correram tendo obtido vitórias comuns. A vitória de Dearest Nativity pode ser um indicativo de que ele merece mais chances.
Em Cidade Jardim, o sábado apresentou a Prova Especial Eleutério Prado, com nove potrancas, e um páreo comum de potros. Nos machos (em 1100 areia), uma bela estréia de Gallian, um Dodge na líder de sua geração (pelo menos nos primeiros clássicos) Iriscordemel. O ganhador aceitou a briga inicial com Talking Heads (eram os dois mais apostados), mostrando sempre que vinha melhor, e despachando seu perseguidor para vencer em 65´6, boa marca considerando-se que a cronometragem foi manual. Mais um caso em que a pedra falou: Gallian fechou pagando 2,10.
No clássico das potrancas, a favoritona Tradição Gaúcha (abriu pagando 1,30), perdeu na partida, largando muito mal e forçando muito aberta para perseguir a ponteira Dreamworks. Quando as duas cansaram, surgiu voando baixo pela cerca Tell Me True, do Stud Raça, que dominou, mas perdeu em cima do disco para uma atropelada ainda mais tardia e fulminante, de Ijubinha, uma First American do Stud Eternamente Rio. O tempo, de 66´8, bem inferior ao dos machos.
No domingo, Cidade Jardim assistiu três versões da Prova Especial Rafael de Barros Filho, confirmadas nos 1000 metros grama, apesar do estado pesadíssimo da raia. Na primeira, vitória muito fácil do meu indicado Tommasi, um Wild Event do Stud Raça, de ponta a ponta e por quase 9 corpos. Na segunda, o favorito Tenente Dodge corria no meio do bloco e só embalou nos últimos 200 metros para dominar Rio Miranda e Zórico, que brigavam pela vitória. Para encerrar, a primeira vitória de um filho de Hard Buck veio com Ouriço, reservado pelo seu criador, o Haras Old Friends. Mesmo largando pela baliza 1, normalmente o pior terreno quando o retão de Cidade Jardim está pesado, Ouriço ponteou desde a partida, e quando livrou pequena luz, seu piloto Nelito Cunha o trouxe de golpe para fora, folgando progressivamente a partir daí. O desvio gerou protestos do segundo e terceiro lugares, mas a Comissão de Corridas entendeu que havia vantagem suficiente para tal manobra, confirmando o páreo. Os tempos dos páreos foram semelhantes (58´55, 58´50 e 59´06), e coerentes com o estado da raia.No fim das contas, vitórias de fardas tradicionais (Capitão, Eternamente Rio, Raça, Old Friends, Palura) nos clássicos, mas o maior destaque foi mesmo Seu Nicão – o Stud Meio-Século é do treinador André Mion. Entre os que perderam, é bom guardar o nome de Tell Me True, derrotada no último pulo – não é comum uma Nedawi mostrar tanta carreira logo em janeiro, e na areia – e Bonjour, um Romarin do Haras Figueira do Lago que acabou sendo o mais prejudicado por Ouriço (foi terceiro colocado).

Nenhum comentário: