quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Últimas do Turfe


Algumas novidades sobre o turfe mundial:
- Natagora – as últimas notícias dão conta que ela teria sido vendida para o Sheik Hamdam, da Shadwell Racing, deixando de exibir nas pistas européias as cores do Stud Estrela Energia. Tudo indica que a tordilha continuará em campanha, pelo menos por enquanto.
- Ranking 2008 – saiu o World Thoroughbred Ranking de 2008, que apesar de contestado por alguns, é o único instrumento de comparação entre cavalos europeus e americanos. A surpresa (pelo menos para mim) foi o quarto lugar de Zarkava. Os cinco primeiros (houve empate na primeira colocação), com a respectiva pontuação, são:
1 – New Approach (Irlanda) – 130 – ganhador do Derby de Epsom.
1 – Curlin (EUA) – 130 – iniciou o ano ganhando a Dubai World Cup, depois correu cada vez menos.
3 – Raven´s Pass (Ingl.) – 129 – ganhador da Breeders Cup Classic.
4 – Zarkava (Fr.) – 128 – invicta, fácil ganhadora do Arco do Triunfo.
5 – Duke Of Marmalade (Irl.) – 127 – ganhou cinco Grupos 1 consecutivos, depois fracassou no Arco e na BC Classic.
- Keeneland – os leilões de Janeiro em Keeneland (EUA) estão fortemente impactados pela crise mundial. Ao fim do terceiro dia, o preço médio dos lotes apresenta queda de 53% em relação ao ano passado, e a mediana, de 50%!
- Granizo – estréia sábado, em Gulfstream Park, na Flórida, o brasileiro Granizo, correndo uma prova de Grupo 3 em 1.200 metros, areia. Trata-se de uma história curiosa: reservado pelo seu criador, o Stud Raça, estreou vencendo fácil na areia de Cidade Jardim, para depois fechar raia em um clássico na grama. Descartado por ter problemas físicos, acabou nas canchas retas, onde perdeu uma penca para Guapo No Más (“o rei da reta” em 2007/2008, entre os cavalos velhos), sendo então negociado com o Stud São Pedro do Rio Grande. Com a nova blusa, ganhou uma forte penca em Alegrete e dois páreos comuns no Tarumã, ambos em 800 metros (foto acima). Vendido para Cidade Jardim, venceu mais dois páreos comuns e uma Prova Especial por larga margem. Vai estrear nos Estados Unidos quase com seis anos, depois de passar por quatro proprietários brasileiros.

Nenhum comentário: