sexta-feira, 6 de maio de 2011

Novo Fenômeno

Frankel é o assunto do momento no turfe mundial. Sábado passado, ele arrasou a parceira nas 2000 Guineas inglesas de uma forma impressionante – o vídeo está aí abaixo. A vantagem de 6 corpos no disco de chegada foi a segunda maior da história da carreira, segundo o Ninho do Albatroz., confimando um favoritismo de 1,50 - desde 1974, este clássico não tinha favoritos de menos de 2 por 1.
A dúvida agora é se ele vai ao Derby de Epsom, para depois tentar o Arco do Triunfo, ou se fica ao redor da milha. Vários comentaristas acharam que Frankel chegou cansado – ainda não consegui descobrir as parciais do páreo – e que teria dificuldades nos 2400 metros, principalmente correndo de frente, pressionado por pacemakers.
Segundo seu treinador Henry Cecil, ele diminuiu no final por “estar com sono”, dada a falta de adversários. Para correr o Derby, no entanto, Cecil acredita ser necessário testar o craque no Dante Stakes, tradicional prova preparatória em 2000 metros que acontecerá na próxima quinta, proporcionando, portanto, apenas 12 dias de breve descanso a Frankel – parece realmente uma aventura ousada.
Caso desista do Derby, o futuro de Frankel deve ser triturar os rivais nas provas de meia distância do calendário inglês – St. James Palace (junho), Falmouth Stakes (julho), Sussex Stakes (agosto) – e atravessar o atlântico para a consagração na Breeders Cup, Mile ou Classic.
Seja qual for o direcionamento da campanha, o nome do craque já está gravado na história do turfe inglês. Agora é tentar conquistar o mundo.

Nenhum comentário: