sábado, 6 de novembro de 2010

O Dia das Fêmeas


Era um dia de favoritonas: Midday, considerada a grande barbada do festival na Filly & Mare Turf; Blind Luck, tentando na Ladies Classic o que não conseguiu na Juvenile Fillies do ano passado; Winter Memories defendendo uma curta invencibilidade na Juvenile Fillies Turf; e a tordilha Informed Decision tentando o bi na Filly & Mare Sprint. Decepção para todas, nenhuma levou. No primeiro dia da Breeders Cup, as estrelas previamente destacadas acabaram não brilhando.
Os páreos da BC começaram com a Marathon. Vou concordar com os especialistas: é um páreo sem nenhuma classe, chega a ser um crime o seu ganhador entrar para o rol dos campeões de Breeders Cup. Venceu Eldaafer, com Prince Will I Am cruzando o disco em segundo, mas sendo desclassificado e ficando fora do marcador, pela “tourada” que promoveu na última curva – os americanos, ao contrário dos franceses, punem os prejuízos absurdos. Com isso, Gabriel´s Hill subiu para segundo e A.U. Miner, o mais prejudicado, para terceiro – seu jóquei Calvin Borel ficou tão irritado que partiu pra porrada na repesagem. Na confusão, o brasileiro Alcomo acabou em quinto - havia sido o sexto em carreira – em atuação mediana.
Na Juvenile Fillies Turf, a favoritona Winter Memories perdeu, reclamou e não levou. A vitória ficou com More Than Real, bem conduzida de Garret Gómez, que soube fechar licitamente a porta da favorita na entrada da reta. Mesmo com curvas fechadas, venceu a potranca da baliza 11.
Na Filly & Mare Sprint, decepção total de Informed Decision, que nunca esteve no páreo – na última curva, o narrador chegou a destacar que ela havia ficado para último. Venceu com firmeza Dubai Majesty, que vinha de bater a favorita em Keeneland, levando seus proprietários a pagar uma suplementação de 90 mil dólares para correr a BC.
A Juvenile Fillies, como seria lógico, não tinha uma força destacada. Acabou sendo um duelo entre as duas mais faladas, com Awesome Feather, invicta em 5 atuações em Calder, superando R Heat Lightning depois de uma briga intensa na reta. Segundo o site da BC, a ganhadora chegou a Churchill Downs com o status de melhor potranca da Flórida, e saiu como melhor da América.
Na Filly & Mare Turf, a derrota da favoritona Midday foi definida pelo seu jóquei como “sem desculpas”. Atual campeã da prova, ganhadora dos recentes Yorkshire Oaks e Prix Vermeille (este, no festival do Arco), veio junto com a ganhadora Shared Account (foto), teve pelo menos 300 metros para passar, e acabou perdendo de cabeça. Também agarrada, Keertana chegou em terceiro, com a japonesa Red Desire, a mesma que bateu Glória de Campeão na preparatória da Dubai World Cup, em quarto. A ganhadora foi mais uma bomba na tarde, pule de 47 por 1.
Para encerrar, acabou prevalecendo na Ladies Classic a égua que derrotou Rachel Alexandra em abril, mas que depois disso fez três segundos em Grupo 1, Unrivaled Belle. Muito bem conduzida por Kent Desormeaux, dominou a carreira na entrada da reta e resistiu sem maiores sustos ao tropel final da favorita Blind Luck. O sinal amarelo foi ligado para os atropeladores: a reta de Churchill Downs é mais curta do que muitos estão acostumados.
Amanhã, um show de craques: Zenyatta tentando fazer (mais) história, Goldikova idem, além de Workforce. O sábado promete.

Nenhum comentário: