segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Egito, Mais Uma Vez


Terminou ontem a Copa Africana de Nações, com mais um título do Egito, o terceiro seguido, o sétimo da história. Na final, uma vitória por 1x0 contra Gana, com um gol aos 40 do segundo tempo, marcado por Gedo, que conseguiu a façanha de ser o artilheiro da competição, mesmo tendo começado todas as partidas no banco. Segundo todas as análises, o título egípcio foi merecido, já que foi a equipe que apresentou o melhor futebol do campeonato.
Na final, o Egito realmente procurou mais o gol, que acabou acontecendo justamente quando Gana crescia e vivia o seu melhor momento na partida. Por sinal, um golaço, uma grande tabelinha entre Gedo e Zidan, e uma conclusão de muita categoria do goleador.
Gana sai fortalecida da CAN 2010, tendo chegado à final mesmo com 7 desfalques, entre eles Essien, a estrela do time. Apresentou algo raro no futebol africano, muita disciplina tática. Só acho que o esquema era defensivo demais, muitas vezes deixando o atacante Gyan isolado na frente. Quando saía para jogar, Gana mostrava que tinha potencial para render mais. Na Copa do Mundo, vai brigar por classificação para a segunda fase.
A Costa do Marfim foi a grande decepção da CAN, não passando das quartas de final. Seu treinador, o bósnio Vahid Halilhodzic, saiu criticando a equipe pela “passividade nos momentos decisivos”, e fala em pedir demissão – dizem que ele está, na verdade, se antecipando à decisão da Federação de manda-lo embora. Precisará jogar bem mais para ter alguma chance na Copa.
Dos demais classificados para o mundial, não gostei. Camarões depende demais de Eto´o e tem uma defesa fraca, não acredito que avance na Copa. O time da Argélia é limitado, embora tenha eliminado os favoritos marfinenses, mas pegou chave difícil em junho. A Nigéria, vi pouco, então prefiro não cravar nenhum palpite. E o melhor time da competição não vai para a Copa...

Nenhum comentário: